Senha no Postit

Como você cuida da sua senha?

Não é incomum que pessoas anotam as senhas para não esquecer. E também não é incomum ver que pessoas deixam suas senhas anotadas em um Post-it grudado na tela do computador.

Recentemente após uma aviso de um eminente ataque no Hawaii nos trouxe uma série de imagens do centro de emergência do Hawaii.  Hawaiian Emergency Management Officials. Os avisos de ataque foram recentes, mas a fotos são de de Julho de 2017.

A reportagem foi publicada em http://www.bostonherald.com/news/national/2017/07/hawaii_prepares_for_unlikely_north_korea_missile_threat

Se você der um zoom na imagem verá que a senha é a “Password Warningpoint2”.

A Senha era verdadeira e que era usada para uma aplicação interna, mas imaginem o quanto isso pode ser recorrente no dia a dia das corporações.

Solução

Um alternativa evitar esse tipo de problema é o uso de um “cofre de senhas”. Existem sistemas corporativos e pessoais. Para o uso pessoal é bem comum o KeePass que pode ser baixado usando o site www.ninite.com.

Download : https://ninite.com/keepass2/

 

Mais proteção – Autenticação Multifator

Utilizar diferentes tipos de autenticação em conjunto com a senha aumenta a segurança.Ela funciona, exigindo dois ou mais dos métodos de verificação a seguir:

  • Algo que você sabe (normalmente, uma senha)
    Algo que você tem (um dispositivo confiável que não pode ser facilmente clonado, como um telefone)
    Algo seu (biometria)

A autenticação multifator vem ganhando muito espaço e o mais comum é ter um sistema de token que pode ser enviado via SMS para dispositivos mobiles. Existem ainda vários outros métodos de proteção. entre eles a identificação biométrica que pode ser por identificação da iris, digital ou facial, outro método sendo muito bem implementado é a chamada telefônica.

Como funciona a Autenticação Multifator do Azure.

 

 

Sobre Super Root 9 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou Strategic Systems Consultant para soluções de segurança e compliance. Saiba mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*