Analise dos ataques Ransomware em 2017

O ano de 2017 foi marcado pelo  maior e mais divulgado surto de ransomware que já vimos. Segundo uma pesquisa da Malwarebytes nos primeiros três meses de 2017 a distribuição de malware foi liderada de longe por variantes do Ransomwares, cerca de 60%.

O que é o Ransomware?

Ransonware é um malware, e a forma mais comum de ransomware é o criptor. Esses programas codificam dados no dispositivo da vítima e exigem dinheiro em troca da promessa de restaurar os dados.

Malware com intenções similares ao Ransonware não é uma ameaça nova,em 1989 um cavalo de tróia chamado de AIDS substituía o Autoexec.bat (Que saudades dessa época) para adicionar um código que permitia contar o número de vezes que o computador inicializou. Uma vez que este número chagasse a 90, os diretórios eram ocultados e todos os arquivos da unidade C: eram criptografados. O usuário deveria “renovar a licença” contatando o  PC Cyborg Corporation.

De volta a 2017, os ataques não pararam e alguns deles repercutiram na mídia o que para muitas empresas citadas correram o sério risco de danos a reputação.

As ameaças de segurança cibernética são uma preocupação diária para todas as organizações, principalmente agora com as evidências das muitas violações de dados causadas por variantes como WannaCry e Bad Rabbit.

WannaCry foi um ataque de ransomware nos sistemas operacionais Microsoft Windows que infectaram mais de 300.000 computadores em 150 países. Este malware infectou PCs do Windows bloqueando o usuário de acessar seus arquivos e dados e exigindo um pagamento de cerca de US $ 300 na criptomoeda  Bitcoin.
Já o Ataque Bad Rabbit atingiu a Rússia e a Europa Oriental, visando empresas de mídia de notícias e algumas empresas de transporte como o Aeroporto de Odessa, na Ucrânia.

 

https://www.nomoreransom.org/en/index.html 

Sobre Super Root 10 Artigos
Olá, meu nome é Daniel Donda e sou Strategic Systems Consultant para soluções de segurança e compliance. Saiba mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*